quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SCORDALHÁ - bacalhau, puré e grelos

Quando ouvi o nome desta receita soube logo que ia gostar...


E agora já posso dizer que tenho provado comida grega. Mas também repito que somos muito parecidos com esta malta!

Ok, refeição típica grega: bacalhau frito, puré e uns grelos feitos de Radíquia. Radíquia é igual a umas ervas daninhas que me davam imenso trabalho a tirar quando tinha uma horta!!! A Ageliki disse-nos que aqui ninguém compra nem planta isto, vai-se buscar ao monte. As refeições aqui têm um potencial económico brutal...

Não deu para anotar grande coisa enquanto estávamos a preparar isto porque tive medo que a torre de pratos desabasse e fui pedir a um dos turcos que tratassem da louça deles e depois disso estive a tratar da louça da tarte de laranja!

Alguns aspectos que fixei:
- os grelos cozem-se sem tampa para não ficarem escuros
- as batatas cozeram com casca que se tirou e foram raspadas, o que deu um puré com uma textura interessante e um sabor potentíssimo por causa da quantidade de alho que levou
- depois de prontos, tiram-se os grelos da panela, cortam-se aos bocadinhos e gasta-se um limão inteiro, muito azeite e sal para temperar
- propus adição de noz moscada no puré mas torceram-me o nariz

Os gregos esbanjam limão - na sopa, na carne, no peixe, em tudo - e azeite, embora agora estejam a mudar para o óleo, lá está, parecidos connosco até nas escolhas inteligentes....

Os meus amigos turcos não comeram o bacalhau, os que se atreveram a provar os grelos fizeram uma cara que metia dó (aquilo realmente é amargo, mas eu gosto, ehehe) e comeram o puré com... KETCHUP! Tudo acompanhado com Fanta e Coca Cola. - Rodrigo you want? - No, thank you, I would like to have wine with this meal, I don't have wine, I take water, but thank you!

Sem comentários:

Enviar um comentário