sábado, 23 de outubro de 2010

dia 17 - 22 de Outubro - cordas e mais verniz

A manhã começou com o desfazer do trabalho de ontem, ehehe. O verniz estava seco em quase todo o instrumento e lixei-o todo. Quando se lixa madeira a primeira vez depois de envernizar é uma delícia, fica lisinha e suave.
Depois estive a fazer o cavalete, a peça que está tampo e que levanta as cordas. Para já é só uma forma aproximada, depois vai ser ajustado e leva óleo em vez de verniz.
A seguir ao cavalete estive a fazer as cordas para o Baglamas. Uma em Fá, duas em Lá e três em Ré.


O processo é simples: de uma bobine completamente desorganizada tira-se um comprimento de corda, cerca de 90 cm, não medi, depois leva-se a uma máquina artesanal que o Sr Kostas tem que é uma base de madeira com uma manivela de ferro. Dá-se uma voltinha com a ponta da corda e depois é literalmente dar à manivela. Era suposto ter pedido ajuda aos meus colegas ms andavam mais interessados em passear por isso arranjei-me sozinho.
Cordas feitas e guardadas, avancei para uma pecinha muito pequenina que vai dar altura às cordas na passagem do braço para a zona das cravelhas.

Esta peça tem cerca de 4mm de espessura por 3cm de largura e 12 mm de altura, é a mais pequena do instrumento mas também deve ser a que deu mas trabalho a ajustar até agora! É um trabalho de precisão que eu acho piada estar ali com grosa e lixa e um paquímetro a ver milímetro a milímetro, um bocado mais de vontade na grosa ou na lixa e já está estragada por isso tem de se ir devagarinho. Agora falta fazer uns rasgos para as cordas. Tanto esta peça como o cavelete foram feitos em faia, eu podia ter escolhido a mesma madeira da tastiera mas quis experimentar trabalhar outra madeira e gosto muito de trabalhar faia, daí a escolha.
Acabei a manhã com mais uma demão de verniz.

O resto do dia foi entre computador e didgeridoos de rolos, estou outra vez numa fase idiota, as ideias saem como pães quentes, já tenho de as escrever para não me perder! Foi numa fase destas que surgiu a técnica de construção de didgeridoos com rolos de papel higiénico, que virá agora? Ainda fui dar uma volta a pé e tocar didgeridoo mas o frio está a aumentar a cada dia e voltei para casa.

Ao fim da tarde deu-me uma soneira tremenda e tive de dormir um bocado, que acabou por ser um bocadão que só acordei à meia noite. Entretanto entusiasmei-me com o trabalho de "relooking" do meu site e entretanto são 3h20 da manhã e eu aqui!

Amanha estou a contar ir visitar Atenas e ficar em casa de um músico de didgeridoo de lá que encontrei na Net, vamos a ver a que horas me levanto!

Sem comentários:

Enviar um comentário