segunda-feira, 1 de novembro de 2010

dia 27 - 1 de Novembro - reflexão e limpezas

Hoje de manhã deu-me para isto:

Sentado à mesa do pequeno almoço numa casa na Grécia tenho 5 ou 6 moscas, muito mais pequenas do que eu, que me tiram do sério pela insistência e pontaria onde me chateiam, fazem-me levantar para mudar de sítio.

Estou a usufruir de um programa europeu, criado por políticos sem outras intenções que não sejam políticas, dizem-me: jovem, queres ir viajar? Vais trabalhar um determinado tempo para outro país e pagamos-te tudo. Tu aprendes coisas novas, fartas-te de curtir e em troca agradeces o facto de existir uma Europa, onde vais trabalhar daqui a uns tempos.
Eu, pela música, vim parar à Grécia. Todos nós sabemos como Portugal está e todos temos notícias de como a Grécia está. Eu que aqui estou digo que a Grécia é muitíssimo parecida com Portugal mas que já se espatifou antes. Digo às pessoas que conheço por aqui que hão-de ouvir falar de Portugal nas notícias, que estamos a ficar como eles. Espero estar errado. Aqui onde, em tempos, se filosofou e se politicou à séria dou por mim a ganhar uma nova consciência cívica.

Estou farto de ver videozinhos com imensa graça e pontaria sobre os temas que afectam o nosso país, estou cansado de comentários espalhados por este facebook fora recheados de insultos aos políticos portugueses. Estas atitudes fazem-me lembrar aqueles cães pequeninos que se fartam de ladrar muito esganiçadamente e muito nervosos mas que nunca chegam a morder. Já todos nós tivemos destes cães à nossa volta e sabemos que aquilo chateia mas conseguimos ignorar. Também já todos tivemos as moscas a incomodar-nos, a virem várias vezes às mão e à cara, umas a seguir às outras, e isso sim faz-nos perder a cabeça.

Eu diria que está na altura de ladrar menos e, em conjunto, ir atacar mais seriamente os problemas.

Se calhar está na altura de começarmos todos a fazer alguma coisa.

"A penalização por não participares na política, é acabares por ser governado pelos teus inferiores."- in (Platão)
Tirei esta frase do Grupo aqui no Facebook (é que isto também serve para outras coisas que não só partilhar videos) chamado Adere, Vota e Intervém dentro de um Partido. Cidadania para a Mudança http://www.facebook.com/group.php?gid=246936858817

A primeira vez que ouvi falar disto foi quando participei no TEDxLisboa e o João Nogueira Santos apresentou esta ideia. Podem ver a apresentação dele em http://www.youtube.com/watch?v=6KOcrfmRHPQ
Nesse mesmo dia:
Joaquim Casado, um verdadeiro Político explicou como conseguiu mudar tanta coisa na Ericeira sendo presidente de junta: http://www.youtube.com/watch?v=rbGcwY2ChFk
Maria Conceição explicou porquê e como criou um projecto no Bangladesh: http://www.youtube.com/watch?v=nEzDHQ7RmMI
- eu mostrei como com meia dúzia de trocos e materiais podemos fazer aquilo que achávamos que não podíamos: http://www.youtube.com/watch?v=DTZTaKxS0GA
António Barreto mostrou como os conhecimento dos números é importante: http://www.youtube.com/watch?v=HeJjTQir9qA

Ok, o texto vai longo, o que eu quero dizer é que realmente dá uma trabalheira bestial informarmo-nos de tudo, encontrar soluções, mexermo-nos para fazer acontecer as coisas. Mas quando não queremos ter esse trabalho, quando preferimos andar nas nossas vidinhas sem nos chatearmos muito porque é mais fácil e divertido gozar com quem tomou as decisões por nós, chegamos ao estado em que estamos hoje.

Eu conheço bem a minha geração, tenho a sorte de me cruzar e conhecer muitas pessoas e sei que poucas são as que fazem mais do que protestar e dizer piadas sobre o assunto. Eu vou mesmo aderir a um dos partidos e fazer algo mais por este nosso país fabuloso. Por favor informem-se, discutam, ouçam opiniões e vamos ver se todos damos um jeito nisto que as coisas não estão mesmo fáceis. Temos muito trabalhinho pela frente mas podemos ser agentes de mudança, podemos ter opinião e expressão.

Para começar e poderem ter algumas abordagens interessantes vão a http://www.facebook.com/group.php?gid=246936858817 e leiam o que por lá se escreve, é tipo os resumos europa-américa!

Talvez se estejam a perguntar porque raio é que o Rodrigo se lembrou disto assim de repente? A resposta não é difícil de encontrar e eu acredito sinceramente que podemos fazer alguma diferença, se cada um plantar uma árvore a apanhar um bocado de lixo talvez o próximo verão seja diferente, se cada um gastar um bocado menos de água, etc etc. Oh pá, vocês são pessoas informadas, sabem o que eu digo.

Quem tem vontade de viver um pouco melhor?

Não descansei enquanto não pus isto no Facebook. O Facebook é uma ferramenta com vantagens e desvantagens, hoje a vantagem foi fazer chegar isto a dezenas de pessoas com meia dúzia de cliques.
Acredito muito no poder de uma comunidade para operar mudanças na sociedade.

De manhã fui com a Ageliki ao oftalmologista e encomendar lentes novas para os óculos. Parece que vim aqui fazer a revisão dos 5000! E já me estava a tentar fazer a uma análises mas isso já é complicado demais.

Estive a conversar com ela sobre a situação política e de atitude do povo grego e somos mesmo parecidos.

Antes de vir para casa ainda fomos às compras e eu abasteci-me de barras de sésamo com mel, comprei 6 e não sei se vão chegar a Portugal, de tal forma eu gosto daquilo...

Chegámos a casa e esteve-se nas limpezas, ela acordou os turcos e andámos todos a fazer o ménage da maison. Ao dividir o trabalho eles disseram que eu não precisava de fazer nada e eu fiquei sensibilizado - afinal eles davam-se conta! - mas insisti e também ajudei.

Depois trabalhei mais um pouco no didgeridoo de rolos, é mesmo um dos melhores que fiz até hoje com esta técnica.
Vai-se estando aqui por casa, dois dos turcos vão amanhã embora, os outros dois no dia a seguir e eu no dia 5. Vou-me embora mas não para longe, para já só até Xylokastro, vou ficar 2 noites no hotel onde vou dar o workshop e o concerto, depois lá vou eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário